• Papa Francisco abre o Ano Santo da Misericórdia no Vaticano Terça-feira, 08/12/2015 às 16:42:52

    Nesta terça-feira, 8, o Papa Francisco abriu o jubileu extraordinário da misericórdia, o 29ª ano santo vivido na história da Igreja. Também hoje, celebrou-se o 50º aniversário do encerramento do concílio Vaticano II.

    Antes de abrir a Porta Santa, o Pontífice presidiu na Praça São Pedro a santa missa da Solenidade da Imaculada Conceição. Na homilia, Francisco destacou que o gesto “altamente simbólico” da abertura da porta santa da misericórdia acontece à luz da palavra de Deus escutada na liturgia de hoje, que evidencia a primazia da graça, que envolveu a Virgem Maria, tornando-a digna de ser mãe de Cristo.

    No Ângelus, o papa Francisco convidou os cristãos neste jubileu da misericórdia a “olharem para o ícone confiante da imaculada e a contemplá-la em todo o seu esplendor, imitando a sua fé”. O santo padre afirmou ainda que “celebrar a festa da imaculada comporta duas coisas: acolher plenamente Deus e a sua graça misericordiosa na nossa vida; tornarmo-nos, por nossa vez, artífices de misericórdia mediante um autêntico caminho evangélico”. Nas saudações após a oração do Ângelus o Santo Padre pediu uma calorosa saudação dos fiéis para o Papa Emérito Bento XVI, presente na abertura da porta santa. 

    Fonte: Rádio Vaticano