• Resolução do Conselho Nacional de Trânsito prevê multa para pedestres e ciclistas Quarta-feira, 01/11/2017 às 08:54:25

    O Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) publicou na última sexta-feira, 27, a resolução nº 706, que regulamenta as penalidades para pedestres e ciclistas que cometerem imprudências no trânsito. A norma, que entra em vigor em abril de 2018, estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro, desde 1997. Com a nova determinação, as multas começarão a ser aplicadas aos infratores em seis meses.

    A travessia de pedestres, fora da faixa, por exemplo, será passível de multa na metade do valor de uma infração leve. O valor seria de R$ 44,19. Para os ciclistas, fica prevista a autuação daqueles que circularem em locais proibidos ou adotarem direção agressiva. Nesses casos, a infração é considerada média e a multa será cobrada no valor de R$ 130,16, com possibilidade de apreensão da bicicleta.

    Segundo o diretor da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT), Carlos César de Toledo, essa política é responsável pela diminuição, pela metade, dos acidentes com vítimas, em relação ao mesmo período do ano passado. “Vamos intensificar as ações, por meio das ações educativas. A campanha Mão na Faixa, lançada na última semana, por exemplo, está atingindo o maior número possível de pessoas e deve produzir bons resultados”, disse.

    Fonte/Foto: Prefeitura de Anápolis