• Em Anápolis, Procon faz pesquisa de preços em floriculturas para o Dia de Finados Terça-feira, 31/10/2017 às 17:18:36

    A Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon Anápolis, realizou pesquisa, no dia 26 de outubro de 2017, comparativa de preços de 20 tipos de produtos relacionados ao Dia de Finados. São flores, vasos e coroas que são amplamente adquiridos nesta época como homenagem aos entes queridos.

    A pesquisa comparativa realizada pelo Departamento de Fiscalização do Procon Anápolis tem como objetivo oferecer uma referência de preço ao consumidor por meio dos valores médios obtidos dentro da amostra pesquisada. Foram visitados nove estabelecimentos comerciais distribuídos por várias regiões da cidade. E a diferença de preço é significativa. Uma coroa de flores grande, por exemplo, pode ser encontrada por R$ 500 num estabelecimento e R$ 150 em outro, com variação que chega a 233,33%.

    Com base na diversidade de política de preços adotada individualmente pelos diversos estabelecimentos, e para que fosse possível efetuar um comparativo, foi feita a coleta de preços pelos técnicos do órgão in loco, com acompanhamento de um responsável pelo estabelecimento atestando por meio de assinatura a veracidade das informações prestadas.

    As variações e os preços constatados referem-se ao dia em que foi realizado o levantamento, portanto, os valores atuais podem ser diferentes. Os preços praticados pelo mercado estão sujeitos a alteração conforme a data da compra, inclusive, por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções.

    A equipe do Procon recomenda que o consumidor não deixe de pesquisar os preços e a qualidade dos produtos comercializados em épocas comemorativas, pois a variação é muito grande de um estabelecimento para outro. Para o órgão, essas pesquisas são um bom instrumento de compra para o consumidor.

    Fonte/Foto: Prefeitura de Anápolis