• Diocese de Anápolis realizou a 21ª edição do Congresso teológico Segunda-feira, 22/05/2017 às 17:27:56

    Onésimo Neto

    Com o tema “Eis aí tua Mãe”, a diocese de Anápolis realizou entre os dias 18 e 21 de maio, seu Congresso Teológico. O evento, que celebrou sua 21ª edição, aconteceu no Centro Pastoral São João Paulo II, na Cúria Diocesana, em Anápolis. Os dois primeiros dias foram voltados para os Clérigos, os demais para os Religiosos (as) e Leigos.

    O tema mariano do evento fez referência ao Ano Nacional Mariano, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dentre outras participações, esta edição do Congresso também contou com a presença do Cardeal e arcebispo emérito de Aparecida – SP, Dom Raimundo Damasceno Assis, que abordou o tema do “Tricentenário de Nossa Senhora Aparecida”.

    Para Dom Damasceno, “a misericórdia de Deus se manifestou por meio encontro da Virgem da Conceição Aparecida”. O Arcebispo emérito ressaltou a importância de lembrar que o encontro da Imagem no Rio Paraíba do Sul se deu num período de escravidão no Brasil. Segundo ele, “há várias explicações para a cor da Imagem”, dentre outras razões, a cor negra da Imagem “é sinal de solidariedade para com o povo escravo”. Viam a Imagem como sinal da misericórdia de Deus pelas as minorias.

    O Congresso teológico teve o encerramento por volta do meio-dia de domingo.