• Retiro anual dos Frades Franciscanos Menores, em Anápolis Quinta-feira, 12/01/2017 às 15:36:34

    Onésimo Neto

    Os Frades Franciscanos Menores, da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, estão em seu retiro anual. O encontro teve início na segunda-feira, 09, no Seminário Regina Minorum, em Anápolis, com término previsto para esta sexta-feira, 13. Assessorou o retiro Frei Vicente Ronaldo da Silva, da Província Santa Cruz – MG.

    Para o pregador do encontro, o retiro é um tempo oportuno para o relacionamento com Deus, consigo mesmo e com o próximo. “É o momento que nós paramos para fazer uma revisão da nossa caminhada”, disse.

    O retiro é importante por promover o encontro com o “dom da solidão”, afirmou Frei Vicente. Para auxiliar a reflexão dos frades o pregador propôs três perguntas: “Qual decisão, que por falta de solidão, tomou proporções e dimensões falsas em minha vida? Quais as coisas realmente grandes para a qual encontro pouco tempo para vivê-las? Qual decisão preciso tomar, ou reconsiderar, em minha vida a partir de agora?”

    Estas questões nortearam todo o retiro. Além disso, no retiro abordou a formação da dimensão humana, em vista da vida fraterna, tendo por base o Evangelho e os escritos franciscanos.