• Projeto Vote Consciente da Fundação Frei João Batista Vogel ministra palestra na Paróquia São Francisco Terça-feira, 12/07/2016 às 08:57:41

    O projeto 'Vote Consciente' lançado em 2014 pela Fundação Frei João Batista Vogel e emissoras de Rádio São Francisco AM e 96 FM ministra palestra neste sábado, dia 16, às 14 horas na Paróquia São Francisco, localizada no bairro Jundiaí. O convite foi feito pelo pároco Frei Carlos Antônio que acredita na conscientização como fator fundamental de mudança social. “Vamos incialmente orientar os nossos coordenadores de grupos, movimento e pastorais. Em seguida, queremos realizar uma ação aberta à comunidade”, explica o pároco.

    A palestrante é a jornalista Letícia Jury, coordenadora de Comunicação e Projeto da FFJBV, que é especialista em Assessoria de Comunicação, Gestão da Comunicação, Docência Universitária e mestranda em Comunicação, Cultura e Cidadania. "Inicialmente vamos apresentar conceitos, por exemplo, o que é cidadania, o que é ética, o que é política. Depois vamos falar sobre a importância do voto, das eleições municipais e a responsabilidade no momento da escolha correta dos candidatos", detalha a jornalista. 

    Segundo ela, o objetivo do projeto 'Vote Consciente' desenvolvido pela entidade e suas emissoras é utilizar o poder da comunicação para promover a conscientização dos eleitores, tanto por meio de boletins educativos, que são veiculados diariamente nas rádios, quanto por meio de palestras e debates. "O eleitor não pode ficar alheio ao período eleitoral, não pode deixar se corromper, se vender, ficar descrente diante da corrupção e da impunidade, deve saber a importância do voto, que é um direito garantido, e usá-lo de forma ética", defende Letícia Jury. 

     

    Projeto 

    O projeto Vote Consciente é uma das ações da Fundação Frei João Batista Vogel, que durante todo ano promove campanhas educativas sobre diferentes temas, ligados à saúde, educação, cidadania, direitos humanos. Em 2014, o projeto promoveu debates com juízes, promotores, advogados eleitorais, com o objetivo de conscientizar os eleitores da importância e responsabilidades do período eleitoral. 

    Neste ano, as emissoras têm veiculado boletins educativos sobre os crimes eleitorais. Constam ainda na programação de atividades, as palestras que estão sendo desenvolvidas nas comunidades de atuação dos frades franciscanos e que no segundo semestre serão realizadas dentro das Faculdades. O objetivo é mobilizar a sociedade para a importância do voto consciente.