• Cheque Reforma já beneficiou 141 mil famílias goianas Terça-feira, 05/07/2016 às 10:05:06 Com mais de 90 anos de idade, dona Etelvina Vicente realizou o grande desejo de viver em uma casa com conforto e segurança. A ajuda veio do Cheque Mais Moradia modalidade Reforma, recurso no valor de R$ 3 mil do Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), que promove melhoria em habitações precárias.

    Assim como dona Etelvina, outras 141 mil famílias de Goiás já conseguiram melhorar a qualidade da habitação, graças ao Cheque Reforma implantado em Goiás na primeira administração de Marconi Perillo e, na época, replicado por vários estados. A importância do benefício ganhou ainda mais evidência com o anúncio do governo federal de implantação do programa em todo o País dentro de dois meses. Somente em Vianópolis já foram beneficiadas 300 famílias. Outras 74 receberam o Cheque Reformarecentemente.

    Moradora de Vianópolis, no Sudeste goiano, a 95 quilômetros de Goiânia, dona Etelvina vive com a família da neta na casa espaçosa e com horta no quintal. Antes, viviam em um barracão abafado e sem banheiro. Para dona Etelvina, o Cheque Reforma foi fundamental na hora de fazer o reboco e o telhado da tão sonhada casa nova.

    Cheque Reforma é uma das três modalidades doPrograma Cheque Mais Moradia. De acordo com o presidente da Agehab, Luiz Stival, os convênios são firmados pelo Estado com prefeituras e entidades sociais, que são responsáveis pelo cadastramento das famílias. O Cheque é um crédito tributário transferido a quem fornece os materiais de construção. Luiz explica que o impacto na arrecadação não é tão grande, visto que seus recursos não precisam ser destacados diretamente do Tesouro. “O mecanismo de funcionamento é criativo e barato, dois quesitos importantes em momentos de crise como que vivemos”, reflete. (Assessoria/Gov. de Goiás).